segunda-feira, 9 de junho de 2025
Sugestão da Semana #669
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Estreias da Semana #669
quarta-feira, 4 de junho de 2025
Doclisboa 2025 e Cinemateca Portuguesa apresentam Retrospectiva dedicada a William Greaves
O Doclisboa e a Cinemateca Portuguesa apresentam, em Outubro, uma retrospectiva dedicada ao cineasta norte-americano William Greaves (1926–2014).
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Nationtime (1972), William Greaves | Cartaz: Pedro Nora |
Figura notável do cinema documental e experimental afro-americano, a obra de William Greaves reflecte um compromisso com a justiça social, a memória histórica e a liberdade. A retrospectiva que o Doclisboa e a Cinemateca Portuguesa lhe dedicam é co-programada em conjunto com Scott MacDonald, um dos autores do livro William Greaves: Filmmaking as Mission, e oferece um olhar singular e revelador sobre o trabalho do actor, realizador, produtor e editor, e sobre o seu país, os Estados Unidos da América.
A Sessão de Antecipação da retrospectiva acontecerá, na esplanada da Cinemateca, a 4 de Julho, com a projecção do filme In the Company of Men (1969), um exercício psicodramático com trabalhadores negros e gestores brancos no Sul dos EUA. O programa completo dedicado a Greaves poderá ser descoberto de 16 a 26 de Outubro, no Doclisboa.
O cineasta começou a sua carreira nas artes performativas, antes de compreender “o poder do documentário como ferramenta de transformação social”, refere Scott MacDonald. Sem oportunidades para estudar realização documental nos EUA, mudou-se para o Canadá, e estudou no National Film Board. Regressa mais tarde ao seu país para criar a William Greaves Productions com a sua companheira, Louise Archambault Greaves.
Produziu, com um orçamento sempre reduzido, notícias para a US Information Agency, tendo sido produtor executivo e co-apresentador do Black Journal, episódios 1 – 24 (1968 – 1970), o primeiro programa de notícias transmitido por todo o país com foco na vida dos cidadãos afro-americanos. Greaves e o seu filho, David, documentaram ainda o primeiro combate entre Muhammad Ali e Joe Frazier, em Dezembro de 1970, que resultou no filme The Fight (1973).
O Doclisboa 2025 e a Cinemateca Portuguesa vão exibir, além dos já mencionados, filmes como The First World Festival of Negro Arts (1966), Space for Women (1981) e o filme-ensaio Symbiopsychotaxiplasm: Take One (1968), entre muitos outros.
segunda-feira, 2 de junho de 2025
Sugestão da Semana #668
sábado, 31 de maio de 2025
sexta-feira, 30 de maio de 2025
Estreias da Semana #668
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Curtas Vila do Conde regressa de 12 a 20 de Julho
A 33.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema decorre de 12 a 20 de Julho.
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The Last Days of Disco, Whit Stillman |
Entre os destaques desta edição estão as secções temáticas Last Film, dedicada às últimas obras de cineastas consagrados; In Focus, com retrospectivas dos realizadores Whit Stillman (EUA) e Mahdi Fleifel (Dinamarca/Palestina); New Voices, centrado na cineasta francesa Maureen Fazendeiro (com a exibição de curtas como Les Habitants, de 2025, e a longa Diários de Otsoga, de 2021, correalizada com Miguel Gomes); e Stereo, que volta a cruzar música e cinema com três cine-concertos.
Na secção Last Film, o Curtas apresenta títulos raros e derradeiros como Scenarios (2024), de Jean-Luc Godard, Bourbon Street Blues (1979), de Douglas Sirk, ou O Velho do Restelo (2014), de Manoel de Oliveira. Já em In Focus, o visado é o universo de Whit Stillman, com a exibição de longas como Metropolitan (1990) e Love & Friendship (2016), e ainda o percurso de Mahdi Fleifel, cujo mais recente filme, To a Land Unknown, estreou no Festival de Cannes.
A arte contemporânea ganha espaço com uma exposição da realizadora iraniana Maryam Tafakory, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, que terá ainda carta branca para apresentar obras suas e de outros autores, reflectindo sobre questões de género, memória e invisibilidade.
Na secção Stereo, Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth) musicará Quick Billy, de Bruce Baillie; Felicia Atkinson recriará a banda sonora de Les Yeux Sans Visage (1960), de Georges Franju; e John Carrol Kirby apresentará uma peça original ao lado da artista visual Nika Milano.
A programação completa do Curtas Vila do Conde 2025 será divulgada em breve.
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