segunda-feira, 9 de junho de 2025

Sugestão da Semana #669

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca As Melusinas à Margem do Rio, de Melanie Pereira.

AS MELUSINAS À MARGEM DO RIO


Ficha Técnica:
Título Original: As Melusinas à Margem do Rio
Realizadora: Melanie Pereira
Género: Documentário
Classificação: M/16
Duração: 84 minutos

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Cinema na TV generalista no fim-de-semana: Junho #1

Estreias da Semana #669

Esta Quinta-feira, chegaram aos cinemas portugueses sete novos filmes. Do Universo de John Wick: Ballerina e Portugueses são duas das estreias em destaque.

A Prisioneira de Bordéus (2024)
La prisonnière de Bordeaux
Alma, sozinha na sua grande casa, e Mina, mãe solteira de um bairro social noutra cidade, organizaram as suas vidas em torno das visitas à prisão que fazem aos respectivos parceiros. Quando as duas mulheres se encontram na sala fora da área de visitas, começa uma amizade improvável.

Armand (2024)
Pouco antes do início das férias, Armand, um rapaz de seis anos, é acusado de ultrapassar os limites do seu melhor amigo na escola primária. Ninguém sabe o que realmente aconteceu entre os rapazes, mas o incidente desencadeia uma série de acontecimentos e força pais e funcionários da escola a uma cativante e louca batalha de redenção.

As Melusinas à Margem do Rio (2023)
Nascidas no Luxemburgo de famílias imigrantes, cinco mulheres refletem sobre países, identidades, fragmentos e sereias. Enquanto procura por entre montes e rios por Melusina, sereia mutante e lendária da cidade do Luxemburgo, a realizadora conversa com quatro mulheres sobre as suas identidades incertas: o que é ser imigrante sem o ser, e ser luxemburguesa sem o ser. Uma viagem por memórias em tempos de chuva. Uma procura por identidades sempre fragmentadas. Uma tentativa incerta de reconciliações.

Como Matar e Ganhar (2025)
Un ours dans le Jura
Michel e Cathy, casados há mais tempo do que se conseguem lembrar, levam uma vida calma, mas monótona nas montanhas. Quando um urso se atira para a frente do carro de Michel, matando acidentalmente dois traficantes de droga e revelando um saque de dois milhões de euros, a sua vida muda de rumo. O plano desajeitado de encobrir o incidente e ficar com o dinheiro leva-os a tropeçar num inexplicável rasto de cadáveres e coloca um inspector intrometido no seu encalço.

Do Universo de John Wick: Ballerina (2025)
From the World of John Wick: Ballerina
Quando o pai de Eve Macarro é assassinado, a órfã é colocada sob a tutela da família criminosa Ruska Roma - uma organização onde o rigor do ballet serve de fachada para o treino letal de assassinos a soldo. Treinada para matar com a mesma precisão com que dança, Eve (Ana de Armas) aprende a sobreviver num mundo regido por regras cruéis, enquanto traça o seu próprio caminho para ajustar contas. Situado no universo de John Wick, o filme desenrola-se entre os eventos de John Wick 3: Implacável e John Wick: Capítulo 4.

Palhaço Diabólico (2025)
Clown in a Cornfield
Quinn e o seu pai mudaram-se para a calma cidade de Kettle Springs, na esperança de um novo começo. Em vez disso, Quinn descobre uma comunidade fracturada a viver tempos difíceis, após um incêndio na fábrica de xarope de milho Baypen. Enquanto os habitantes locais discutem e as tensões aumentam, uma figura sinistra e sorridente emerge dos campos de milho para limpar a cidade dos seus fardos, uma vítima sangrenta de cada vez.

Portugueses (2025)
Celebração do passado, do presente e do futuro da portugalidade: 13 temas musicais, simbólicos da cultura portuguesa, são cantados e interpretados por um elenco de 50 actores e actrizes, sob a direcção musical de Lúcia Moniz e banda sonora e produção musical de Fred Ferreira.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Doclisboa 2025 e Cinemateca Portuguesa apresentam Retrospectiva dedicada a William Greaves

O Doclisboa e a Cinemateca Portuguesa apresentam, em Outubro, uma retrospectiva dedicada ao cineasta norte-americano William Greaves (1926–2014).

Nationtime (1972), William Greaves | Cartaz: Pedro Nora

Figura notável do cinema documental e experimental afro-americano, a obra de William Greaves reflecte um compromisso com a justiça social, a memória histórica e a liberdade. A retrospectiva que o Doclisboa e a Cinemateca Portuguesa lhe dedicam é co-programada em conjunto com Scott MacDonald, um dos autores do livro William Greaves: Filmmaking as Mission, e oferece um olhar singular e revelador sobre o trabalho do actor, realizador, produtor e editor, e sobre o seu país, os Estados Unidos da América.

A Sessão de Antecipação da retrospectiva acontecerá, na esplanada da Cinemateca, a 4 de Julho, com a projecção do filme In the Company of Men (1969), um exercício psicodramático com trabalhadores negros e gestores brancos no Sul dos EUA. O programa completo dedicado a Greaves poderá ser descoberto de 16 a 26 de Outubro, no Doclisboa.

O cineasta começou a sua carreira nas artes performativas, antes de compreender “o poder do documentário como ferramenta de transformação social”, refere Scott MacDonald. Sem oportunidades para estudar realização documental nos EUA, mudou-se para o Canadá, e estudou no National Film Board. Regressa mais tarde ao seu país para criar a William Greaves Productions com a sua companheira, Louise Archambault Greaves.

Produziu, com um orçamento sempre reduzido, notícias para a US Information Agency, tendo sido produtor executivo e co-apresentador do Black Journal, episódios 1 – 24 (1968 – 1970), o primeiro programa de notícias transmitido por todo o país com foco na vida dos cidadãos afro-americanos. Greaves e o seu filho, David, documentaram ainda o primeiro combate entre Muhammad Ali e Joe Frazier, em Dezembro de 1970, que resultou no filme The Fight (1973).

O Doclisboa 2025 e a Cinemateca Portuguesa vão exibir, além dos já mencionados, filmes como The First World Festival of Negro Arts (1966), Space for Women (1981) e o filme-ensaio Symbiopsychotaxiplasm: Take One (1968), entre muitos outros.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Sugestão da Semana #668

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Marés Vivas, de Jia Zhangke.

MARÉS VIVAS


Ficha Técnica:
Título Original: Feng liu yi dai / Caught by the Tides
Realizador: Jia Zhangke
Elenco: Zhao Tao, Zhubin Li, Pan Jianlin, Zhou Lan, Zhou You, Ren Ke, Mao Tao, Liang Jingdong, Wei Wei Zhao
Género: Drama
Classificação: M/12
Duração: 111 minutos

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Estreias da Semana #668

Esta Quinta-feira, chegaram às salas de cinema portuguesas sete novos filmes. Karate Kid: Os CampeõesO Esquema FenícioTardes de Solidão são algumas das estreias em destaque.

Golpe de Sorte (2024)
À l'ancienne
Numa pitoresca ilha na Bretanha, dois amigos de longa data, Jean-Jean e Henri, descobrem que um dos seus conterrâneos ganhou milhões na lotaria. Discretamente, iniciam uma investigação para descobrir quem é o vencedor e fazerem amizade com ele… Quando descobrem que o sortudo morreu de choque, elaboram um plano para usurpar a identidade do falecido.

Homestead - A Fortaleza (2024)
Homestead
Uma bomba nuclear é detonada em Los Angeles e a nação cai num caos sem precedentes. Jeff Eriksson, um antigo soldado das forças especiais, e a sua família fogem para uma excêntrica fortaleza aninhada nas montanhas. À medida que as ameaças violentas e as condições apocalípticas se aproximam das suas fronteiras, os residentes perguntam-se: durante quanto tempo pode um grupo de pessoas resistir aos perigos da natureza humana e ao derramamento de sangue à sua porta?

Karate Kid: Os Campeões (2025)
Karate Kid: Legends
Após uma tragédia familiar, o prodigioso lutador de kung fu, Li Fong (Ben Wang) é arrancado da sua casa em Pequim e muda-se para Nova Iorque com a mãe, onde passa a frequentar uma nova escola e trava amizade com uma colega e com o pai dela. Contudo, a tranquilidade dura pouco, quando Li Fong atrai a indesejada atenção de um grande campeão de karaté. Motivado pelo desejo de se defender, Li começa o treino para estar presente na maior competição de karaté, guiado pela sabedoria do seu professor, o Sr. Han (Jackie Chan), e pelo lendário Karate Kid, Daniel LaRusso (Ralph Macchio).

Marés Vivas (2024)
Feng liu yi dai / Caught by the Tides
China, início dos anos 2000. Qiaoqiao e Bin vivem uma história de amor - apaixonada, mas frágil. Anos após o namorado a ter deixado para procurar trabalho na cidade grande, prometendo que a levaria consigo quando estivesse instalado, ela decide ir à sua procura.

O Esquema Fenício (2025)
The Phoenician Scheme
Zsa-zsa Korda (Benicio del Toro) é um magnata europeu envolvido nas indústrias de armamento e aviação, cuja vida é marcada por acontecimentos inusitados - incluindo a sobrevivência a seis acidentes aéreos e a paternidade de dez filhos. A sua filha, Liesel (Mia Threapleton), é uma freira inesperadamente atraída para os negócios da família. Com eles segue Bjorn Lund (Michael Cera), o tutor de Liesel, numa viagem de capitais europeias a enclaves secretos no Médio Oriente, onde a linha entre lealdade e traição se torna perigosamente ténue. Enquanto o misterioso plano conhecido como O Esquema Fenício ameaça desestabilizar o equilíbrio de poder global, os protagonistas enfrentam uma rede de corrupção que se estende até aos mais altos níveis diplomáticos, empresariais e familiares.

Praia Formosa (2024)
Muanza, uma mulher nascida no Reino do Congo no início do século XIX e traficada para o Brasil, acorda para se encontrar no presente, vagueando pelas ruas da região portuária do Rio de Janeiro, em rápida mudança, conhecida como "Pequena África".

Tardes de Solidão (2025)
Tardes de soledad
O realizador Albert Serra acompanha a estrela da tauromaquia espanhola Andrés Roca Rey e documenta o seu empenho na tradição. Retrato da experiência íntima do toureiro, Serra filma o ritual repetida e meticulosamente – dos nervos ao vestir do traje até à entrada na arena, a faena sangrenta e o rescaldo trágico. No fim, o realizador convida o espectador a tirar as suas conclusões: arte, desafio estético, ou espetáculo grotesco?

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Curtas Vila do Conde regressa de 12 a 20 de Julho

A 33.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema decorre de 12 a 20 de Julho. 

The Last Days of Disco, Whit Stillman

Entre os destaques desta edição estão as secções temáticas Last Film, dedicada às últimas obras de cineastas consagrados; In Focus, com retrospectivas dos realizadores Whit Stillman (EUA) e Mahdi Fleifel (Dinamarca/Palestina); New Voices, centrado na cineasta francesa Maureen Fazendeiro (com a exibição de curtas como Les Habitants, de 2025, e a longa Diários de Otsoga, de 2021, correalizada com Miguel Gomes); e Stereo, que volta a cruzar música e cinema com três cine-concertos.

Na secção Last Film, o Curtas apresenta títulos raros e derradeiros como Scenarios (2024), de Jean-Luc Godard, Bourbon Street Blues (1979), de Douglas Sirk, ou O Velho do Restelo (2014), de Manoel de Oliveira. Já em In Focus, o visado é o universo de Whit Stillman, com a exibição de longas como Metropolitan (1990) e Love & Friendship (2016), e ainda o percurso de Mahdi Fleifel, cujo mais recente filme, To a Land Unknown, estreou no Festival de Cannes.

A arte contemporânea ganha espaço com uma exposição da realizadora iraniana Maryam Tafakory, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, que terá ainda carta branca para apresentar obras suas e de outros autores, reflectindo sobre questões de género, memória e invisibilidade.

Na secção Stereo, Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth) musicará Quick Billy, de Bruce Baillie; Felicia Atkinson recriará a banda sonora de Les Yeux Sans Visage (1960), de Georges Franju; e John Carrol Kirby apresentará uma peça original ao lado da artista visual Nika Milano.

A programação completa do Curtas Vila do Conde 2025 será divulgada em breve.