quinta-feira, 22 de maio de 2025

Estreias da Semana #667

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final Lilo e Stitch são duas das estreias em destaque.

Amor e Queijo (2024)
Vingt Dieux
Após a trágica morte do pai, Totone, de 18 anos, tem de cuidar da irmã mais nova e da quinta da família, que está a falir. Assume ainda mais responsabilidades quando entra num concurso para ganhar dinheiro com o melhor queijo Comté produzido na parte ocidental dos Alpes franceses.

Breve História de Uma Família (2024)
Jiating jianshi / Brief History of a Family
Wei é um rapaz extrovertido com uma paixão pela esgrima. Vem de uma família de classe média e sente-se sufocado por não corresponder às expectativas dos pais. Um dia, conhece Shuo, o seu total oposto: introvertido, dedicado aos estudos e com uma vida familiar complicada. Quando Wei convida Shuo para ir a sua casa, a presença do amigo torna-se habitual no seio familiar. Os pais de Wei vêem em Shuo o protótipo do filho ideal, que sempre desejaram. A primeira longa-metragem de Jianjie Lin retrata o desassossego que irrompe quando um novo membro se infiltra numa família chinesa após o fim da antiga política do filho único.

Diva Futura: Cicciolina e a Revolução do Desejo (2025)
Diva Futura
Itália, 1983. Riccardo Schicchi e Cicciolina fundam a agência Diva Futura e transformam a utopia hippie do amor livre num fenómeno de massa. Surge o termo "pornostar", e Cicciolina, Moana Pozzi e Eva Henger tornam-se estrelas globais. O impacto mediático é avassalador, levando à eleição de Cicciolina para o Parlamento, à criação do Partido do Amor e à candidatura de Moana Pozzi à Câmara de Roma. Porém, por trás do sucesso, escondem-se ciúmes, contradições e a perda de controlo sobre a indústria. O retrato de uma "família" que lutou pela liberdade, mas que, paradoxalmente, acabou por contribuir para algo que vai contra a liberdade da própria mulher: a mercantilização do corpo feminino.

Juventude (Primavera) (2023)
Qingchun / Youth (Spring)
Zhili. A 150km de Xangai. A esta cidade inteiramente dedicada ao fabrico de têxteis, afluem jovens originários das regiões rurais atravessadas pelo rio Yangtze. Têm 20 anos, dormem juntos nos dormitórios das fábricas e comem nos corredores. Namoriscam, brincam e discutem atrás das máquinas de costura. Trabalham incansavelmente para um dia poderem comprar uma casa, criar um filho ou montar a sua própria oficina. Entre eles, as amizades e os amores fazem-se e desfazem-se ao sabor das estações, das falências e das pressões familiares.

Juventude (Regresso a Casa) (2025)
Qingchun: Gui / Youth (Homecoming)
As fábricas de Zhili ficam quase desertas com a aproximação do Ano Novo. Os poucos trabalhadores que ainda lá se encontram estão desesperados para receberem, de forma a poderem pagar a viagem para casa. Das margens do rio Yangtze às montanhas de Yunnan, todos querem passar as festividades em casa, cumprindo os rituais de prosperidade com as famílias. Para Shi WeiFang Lingping é também a oportunidade de se casarem. O marido, um antigo informático, vai ter de a seguir para Zhili depois da cerimónia. Aprender é difícil mas não impede o advento de uma nova geração de trabalhadores.

Juventude (Tempos Difíceis) (2025)
Qingchun: Ku
Nas fábricas têxteis de Zhili, as histórias tornam-se mais dramáticas à medida que o tempo passa. Fu Yun continua a ser gozada pelos colegas por causa de erros. Xu Wanxiang não consegue encontrar o seu caderno e sem ele o patrão recusa-se a pagar-lhe o salário. Um grupo de trabalhadores vê um fornecedor envolver-se numa luta com um patrão endividado. Noutra fábrica, o patrão fugiu com o dinheiro. Os trabalhadores ficam sozinhos, sem o fruto do seu trabalho. Hu Siwen conta a história das manifestações de 2011, em Zhili: a brutalidade policial, as detenções e o medo. Depois de negociações amargas, os trabalhadores regressam a casa para celebrar o Ano Novo.

Lilo e Stitch (2025)
Lilo & Stitch
A história de uma rapariga havaiana solitária e do extraterrestre fugitivo que a ajuda a consertar a sua família desfeita.

Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final (2025)
Mission: Impossible - The Final Reckoning
Após escaparem de um violento acidente de comboio, Ethan Hunt (Tom Cruise) e a sua equipa continuam a enfrentar o maior adversário de sempre: a Entidade, uma inteligência artificial implacável e manipuladora, capaz de alterar o mundo tal como o conhecemos. Hunt e os seus companheiros da IMF, Luther (Ving Rhames), Benji (Simon Pegg) e Grace (Hayley Atwell), esta última, entretanto, convertida à causa, enfrentam um futuro incerto. Perseguidos pelos agentes Briggs e Degas e enfrentando Gabriel, precisam da ajuda da antiga oponente Paris, enquanto tentam recuperar a única arma capaz de destruir a Entidade. Uma arma que se encontra sob o gelo da calota polar, no fundo do Mar de Bering, entre os destroços de um submarino russo afundado, o Sevastopol.

Ossos e Nomes (2024)
Knochen und Namen
Boris e Jonathan são um casal há muitos anos. Mas a sua relação chegou a um ponto em que passam as noites juntos, mas separados: um deita-se na cama a ler, o outro trabalha na escrita do seu romance no quarto ao lado. Enquanto Boris se dedica cada vez mais aos ensaios de um novo filme com uma realizadora ambiciosa, Jonathan tenta redefinir a sua voz como escritor. Ao mesmo tempo, a jovem sobrinha de Jonathan, Josie, tenta formas originais de lidar com a aproximação do fim da sua infância.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Crítica: A Savana e a Montanha (2024)

*7/10*


Em A Savana e a Montanha, o realizador Paulo Carneiro alia-se à população da aldeia de Covas do Barroso para dar voz cinematográfica a uma luta contra o Poder. Eis um filme de resistência numa época em que estes escasseiam, traduzido numa espécie de docuficção em jeito de "western musical".

"A comunidade de Covas do Barroso, no norte de Portugal, descobre que a empresa britânica Savannah Resources planeia construir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa a poucos metros das suas casas. Diante dessa ameaça iminente, o Povo decide organizar-se para expulsar a empresa das suas terras."


Paulo Carneiro traz para o Cinema a realidade de uma pequena localidade em Trás-Os-Montes, dando visibilidade a uma luta quase silenciada pelos media e pelos Governos. A Savana e a Montanha é uma nova forma de cinema de intervenção. Junta uma equipa composta por profissionais e amadores para voltar a por na ordem do dia a indignação e luta de uma comunidade. É o povo - e o cinema - contra os governantes e as grandes empresas, para salvar a sua aldeia e o ambiente.

O realizador converte esta luta num western onde a música não falta (Carlos Libo trata das canções de intervenção), hiperbolizando o conflito real num enredo cinematográfico que não deixa para trás o lado reivindicativo. 


Os habitantes de Covas do Barroso são os heróis, os indígenas que defendem as suas terras, numa batalha contra um perigoso e poderoso inimigo invisível, pelo menos fisicamente, na longa-metragem. As notícias na televisão, máquinas no terreno e as conversas entre personagens levam a compreender quem é o vilão: o cowboy da Savannah Resources e seus aliados.

Ao filmar em película de 16mm, Paulo Carneiro torna as imagens tão mais cinematográficas quanto realistas, tirando partido da beleza da paisagem, mas igualmente, do lado lúdico e ficcional do filme.


A mágoa da população, cuja luta ainda está longe de alcançar o resultado desejado, transforma-se em alento e alegria por ter Paulo Carneiro (já seu conhecido devido ao filme Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, filmado numa aldeia vizinha) a trabalhar esta batalha com criatividade e algum humor.

A Savana e a Montanha é um filme de união, mas igualmente de confronto com a realidade. Um grito de revolta de um povo, que já não tem medo.

Sugestão da Semana #666

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Hanami, de Denise Fernandes, recentemente vencedor da Competição Nacional do Festival IndieLisboa.

HANAMI


Ficha Técnica:
Título Original: Hanami
Realizadora: Denise Fernandes
Elenco: Sanaya Andrade, Daílma Mendes, Alice da Luz, Nha Nha Rodrigues, Yûta Nakano
Género: Drama, Fantasia
Classificação: M/12
Duração: 96 minutos

sexta-feira, 16 de maio de 2025

IndieLisboa 2025: Duas Vezes João Liberada / Two Times João Liberada (2025)

"Não me faz sentido nenhum fazer isto à personagem... Desculpem."

João

*9/10*

Duas Vezes João Liberada marca a estreia de Paula Tomás Marques nas longas-metragens, após uma muito prometedora filmografia de curtas. 

No seguimento do que já aconteceu em Dildotectónica (2023), Paula volta a criar uma personagem ficcional, construída através de registos reais. Sem medo de correr riscos, a realizadora quebra e desmistifica tabus, ao mesmo tempo que a inspiração histórica - com a personagem de Liberada a nascer a partir de uma vasta investigação da realizadora e da protagonista June João (que assinam o argumento em conjunto) nos registos da Inquisição em Portugal e relatos de historiadores - torna tudo ainda mais mágico e entusiasmante.

"João, uma actriz lisboeta, protagoniza um filme histórico biográfico sobre Liberada, uma jovem dissidente de género perseguida pela Inquisição. Após o realizador do filme ficar misteriosamente paralisado, João é assombrada pelo espírito da personagem."

Eis que Duas Vezes João Liberada mostra o filme dentro do filme, guiado por uma metanarrativa, com nuances históricas e uma desmistificação da dissidência de género ao longo dos séculos. A desconstrução dos acontecimentos é feita de forma competente e cativante, revelando os bastidores da rodagem do filme sobre Liberada e a divergência de pontos de vista entre realizador e actriz principal. Aí, entra em acção um elemento terror/fantástico: o fantasma da "verdadeira" Liberada a assombrar a equipa de filmagens, mas principalmente, João (numa excelente prestação de June João) e o realizador.

É como se apenas João fosse capaz de compreender qual é a correcta representação, a partir do Presente, de uma (suposta) figura histórica. É também isso que Paula Tomás Marques pretende fazer com esta personagem fictícia, que poderia representar outras que realmente existiram, mas sobre quem não se sabe toda a história e, como tal, seria impossível replicá-las dignamente. É fundamental deixá-las livres de preconceitos.

Sem apoios financeiros públicos, a equipa de Duas Vezes João Liberada criou uma obra notável, com grande empenho e entreajuda de todos os elementos. Paula Tomás Marques optou por filmar em película de 16mm, o que confere ainda maior magia à longa-metragem. Se, por um lado, toda a equipa pôde experienciar a necessidade de economia que a fita exige, verdade é que o resultado é surpreendente, com planos exemplares e um trabalho que tira o maior partido da luz e cores. Ao mesmo tempo, a montagem e os efeitos visuais práticos funcionam com uma naturalidade que torna a assombração ainda mais "realista".

Na sua primeira longa-metragem, Paula Tomás Marques mostra, cada vez mais, uma enorme criatividade e inteligência na abordagem dos temas que têm caracterizado o seu trabalho. Não falta algum humor, uma fantasma que sabe o que quer e muito respeito pelas pessoas queer e dissidentes de género que ficaram registados na História.

Cinema na TV generalista no fim-de-semana: Maio #3

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Estreias da Semana #666

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. HanamiO Nascimento da Lenda Led Zeppelin O Último Destino: Descendência são algumas das estreias em destaque.

Cidade do Asfalto (2024)
Asphalt City
O jovem paramédico Ollie Cross faz parceria com o experiente médico Rutkovsky, que o empurra para as duras realidades das ruas mais pobres de Nova Iorque. Entre altas taxas de criminalidade, falta de habitação e uso generalizado de drogas, Ollie vê a sua perspectiva sobre a vida e a morte começar a mudar.

Hanami (2024)
Numa ilha vulcânica remota que toda a gente quer deixar, a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, exilou-se logo após o seu nascimento e Nana cresce na família do pai. Um dia, a família fica a saber que Nia está doente. Nana começa a ter febres altas e é enviada para o sopé de um vulcão para tratamento. Lá, encontra um mundo repleto de realismo mágico, entre o sonho e a realidade. Mais tarde, quando Nana já é uma adolescente, a mãe Nia regressa finalmente à ilha.

Hitler e Goebbels (2024)
Führer und Verführer
Em 1938, Joseph Goebbels está no auge da sua influência, enquanto Hitler é celebrado pelo povo. O ditador marcha resolutamente para a guerra, mas a propaganda colocou demasiada pressão sobre o tema da paz, de modo que uma mudança repentina de direcção não é possível. Criticado, Goebbels faz o que pode para recuperar a reputação e alimentar o entusiasmo da população pela guerra. Desencadeia um ataque aos judeus a 9 de Novembro de 1938 e planeia filmes antissemitas. As encenações de grandes eventos de massa são bem sucedidas, especialmente o desfile da vitória após a capitulação da França, planeado até ao último detalhe. Em 1941, Goebbels está de novo no topo, junto a Hitler. Com a "campanha russa", a guerra começa realmente para Hitler e os assassínios em massa atingem o seu clímax.

Hurry Up Tomorrow (2025)
Um músico famoso atormentado por insónias e pesadelos atravessa uma crise emocional. Durante uma noite turbulenta, conhece uma misteriosa fã que o leva numa odisseia que desafia tudo o que ele conhece de si próprio e lhe permite desvendar o cerne da sua existência.

O Nascimento da Lenda Led Zeppelin (2025)
Becoming Led Zeppelin
As viagens individuais dos quatro membros da banda Led Zeppelin, à medida que se movem pela cena musical dos anos 60, tocando em pequenos clubes por toda a Grã-Bretanha e interpretando alguns dos maiores êxitos da época, até se encontrarem no verão de 1968 para um ensaio que muda as suas vidas para sempre. Primeiro documentário autorizado pela banda, explora as origens dos Led Zeppelin e a sua rápida ascensão em apenas um ano. Conta com testemunhos dos músicos, cenas inéditas e atuações ao vivo.

O Último Destino: Descendência (2025)
Final Destination: Bloodlines
Atormentada por um recorrente pesadelo violento, a estudante universitária Stefanie regressa a casa determinada a encontrar a única pessoa que pode quebrar o ciclo e salvar a sua família do terrível destino que inevitavelmente os aguarda.

Os Fantasmas (2024)
Les Fantômes
Hamid faz parte de um grupo secreto que persegue os líderes fugitivos do regime sírio. A sua missão leva-o a França, seguindo o rasto do seu antigo torturador, que tem de confrontar. Baseado em acontecimentos reais.

Os Guardiões do Museu (2023)
Koty Ermitazha / Cats in the Museum I
O gato Vicent e o seu amigo rato Maurice vivem num palácio abandonado numa ilha. Um dia uma inundação atinge a ilha e arrasta-os dentro de um piano pelo mar adentro até ao museu Hermitage. Aí vão encontrar uma trupe de gatos, Os Guardiões do Museu. O grande problema é que os gatos odeiam os ratos, conhecidos por atacar as obras de arte. Na véspera de chegar ao museu a Mona Lida, todos os esforços serão poucos para a proteger. Será que vão conseguir salvá-la das mãos de Maurice?

Riddle of Fire (2023)
Os Três Répteis Imortais são um bando de miúdos que ziguezagueia com as suas motas pelos bosques de Ribbon, Wyoming, em busca de diversão sem regras. Uma tarefa aparentemente simples – encontrar uma tarte de mirtilo a pedido da mãe – transforma-se numa aventura quando o trio se mete em sarilhos com um enigmático clã liderado por uma bruxa.

terça-feira, 13 de maio de 2025

Sugestão da Semana #665

Das estreias da passada Quinta-feira (e para aproveitar os dias que restam - 13 e 14 de Maio - com filmes a 3,5€ no Cinema em Festa), a Sugestão da Semana destaca o filme Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco, protagonizado por Denise Fraga e João Nunes Monteiro.

SONHAR COM LEÕES


Ficha Técnica:
Título Original: Sonhar com Leões
Realizador: Paolo Marinou-Blanco
Elenco: Denise Fraga, João Nunes Monteiro, Joana Ribeiro, Sandra Faleiro, Alexander Tuji Nam, Victoria Guerra, António Durães, Roberto Bomtempo, Dinarte de Freitas
Género: Comédia, Drama
Classificação: M/16
Duração: 87 minutos

domingo, 11 de maio de 2025

IndieLisboa 2025: Vencedores

O IndieLisboa 2025 anunciou este Sábado, 10 de Maio, os premiados desta 22.ª edição do festival lisboeta. On Becoming a Guinea Fowl, de Rungano Nyoni, conquistou o Grande Prémio de Longa-metragem da Competição Internacional. Nos galardões nacionais, destaque para Hanami, de Denise Fernandes, eleita a Melhor Longa a concurso, e para Paula Tomás Maques, que venceu o prémio de Melhor Realização por Duas Vezes João Liberada.

Eis a lista completa de premiados:

Competição Internacional de Longas-Metragens

Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa (15 mil euros) 

On Becoming a Guinea Fowl, de Rungano Nyoni


Prémio Especial do Júri Canais TVCine (garante a aquisição dos direitos do filme para Portugal)

Vitrival – The Most Beautiful Village in the World, de Noëlle Bastin e Baptiste Bogaert


Competição Internacional de Curtas-Metragens 

Grande Prémio de Curta-Metragem EMEL (4000 euros)

Their Eyes, de Nicolas Gourault


Prémio Especial de Júri (500 euros) ex aequo

Servicio necrológico para usted, de María Salafranca

The Building and Burning of a Refugee Camp, de Dennis Harvey


Prémios Competição Nacional 

Prémio MAX para Melhor Longa-Metragem Portuguesa (5000 euros)

Hanami, de Denise Fernandes


Prémio Melhor Realização para Longa-Metragem (1000 euros)

Duas Vezes João Liberada, de Paula Tomás Marques

Menção Especial

Deuses de Pedra, de Iván Castiñeiras Gallego 


Prémio Melhor Curta-Metragem Portuguesa (2000 euros)

Antígona ou a História de Sara Benoliel, de Francisco Mira Godinho


Prémio Novo Talento McFly (5000 mil euros convertíveis em serviços de pós-produção de som)

La Durmiente, de Maria Inês Gonçalves


Novíssimos

Prémio Novíssimos (1000 euros e a promoção e venda do filme em questão pela Portugal Film)

Em Reparação, de Beatriz Machado Oliveira

Menções Honrosas

Winners, de Edgar Gomes Ferreira

Entre o Mar e a Ilha, de José Rodrigo Freitas. 


Silvestre

Prémio Honda Silvestre para Melhor Longa-Metragem (1500 euros) ex aequo

Ariel, de Lois Patiño

little boy, de James Benning


Prémio Silvestre Escola das Artes para Melhor Curta-Metragem (1000 euros)

Razeh-del, de Maryam Takafori


Prémio IndieMusic (1000 euros)

Orlando Pantera, de Catarina Alves Costa.

(Orlando Pantera tem sessão extra no IndieLisboa este Domingo, 11 de Maio, às 18h30, no Auditório Emílio Rui Vilar, Culturgest)


Prémio Amnistia Internacional (1500 euros)

On Becoming a Guinea Fowl, de Rungano Nyoni


Prémio MUTIM (250 euros) - curta-metragem da secção Novíssimos que melhor contribua para um imaginário cinematográfico não estereotipado no cinema português

Amanhã Não Dão Chuva, de Maria Trigo Teixeira. 

Menção Honrosa

Entre o Mar e a Ilha, de José Rodrigo Freitas. 


Prémio Escolas para Melhor Curta-Metragem

Antígona ou a História de Sara Benoliel, de Francisco Mira Godinho


Prémio Universidades para Melhor Longa-Metragem Portuguesa

Deuses de Pedra, de Iván Castiñeiras Gallego


O Prémio do Público [para as categorias de longa-metragem (1000 euros), curta-metragem (750 euros) e IndieJúnior (500 euros)] será conhecido na segunda-feira.

Toda a informação sobre o IndieLisboa 2025 em https://indielisboa.com/